Viver é como andar de bicicleta. É preciso estar em constante movimento para manter o equilíbrio.

Albert Einstein

sábado, 31 de outubro de 2009

Lesões provocadas pelo ciclismo

Devido a problemas físicos que ultimamamente tenho tido, nomeadamente dores na parte superior direita das costas e braço, que poderão ter origem na prática do ciclismo, realizei algumas pesquisas interessantes na Internet, as quais deixo, para quem esteja interessado em ler: Doenças relacionadas à prática do ciclismo e Custos humanos do ciclismo de longa distância .

domingo, 18 de outubro de 2009

Caça 0 - Ciclismo 1

Hoje resolvi trocar a caça pela volta de bicicleta. A previsão apontava para bom tempo, indicado para a prática do ciclismo, enquanto que para a caça poderei ir com tempo chuvoso, que poderá ser no próximo Domingo. Por outro lado a caça, para mim, é feita apenas com o meu fiel amigo canino, o Faísca, enquanto que no ciclismo é um grupo de amigos que permite um salutar convívio. Bem, mas nem é preciso haver justificações, o importante é que fiz o que me apeteceu realmente fazer, porque de obrigações está a nossa vida recheada. A volta permitiu percorrer asfalto já bem conhecido de todos nós, assim reuni-me com os meus companheiros Vítor, Sr. António, Moisés e Tiago, junto às bombas de combustível de Caria, passagem pela Senhora do Carmo, Verdelhos, com paragem para tomar café, Vale de Amoreira, Sameiro, Manteigas, com uma paragem no Bar dos Bombeiros para o segundo café do dia e regresso via Valhelhas.
Contrariamente ao último fim de semana, o tempo apresentou-se bem fresco e a  indumentária utilizada não se tornou excessiva, mesmo pelo final do passeio, em que se notavam temperaturas mais elevadas. De notar que hoje o amigo Vítor andava um pouco em baixo de forma, nem os cafés fizeram efeito, mas com uma semaninha de recobro e com uns comprimidos e xarope, a coisa recompõe-se, contudo é de enaltecer o amor à arte de pedalar, que falou mais alto que as mazela físicas.
Mais uma vez, ficam alguns registos fotográficos desta aprazível manhã:

Boa animação, junto aos Bombeiros Voluntários de Manteigas.



Mais uma.



Continuação...



O fotógrafo automático, conseguiu criar grande animação na malta.



No Bar dos Bombeiros Voluntários de Manteigas, todos contribuímos para que a fotógrafa tivesse sucesso.



Já no exterior, depois do café, houve barritas, chocolate e figos secos, pois era necessário repor energia para o regresso.



O Mestre explica algumas características do pneu e os pupilos demonstram uma grande atenção.



Agora com mais atenção para a máquina fotográfica, pois a explicação já tinha terminado.

domingo, 11 de outubro de 2009

Circuito de Manutenção alargado e de Luxo

Após um fim de semana de caça, eis que surgiu mais uma oportunidade para realizar uma voltinha de bicicleta. Mais uma vez com a companhia do Vítor, Sr. António e Moisés, que demonstrou uma excelente evolução. Realizámos aquilo a que eu chamo o percurso de manutenção, com passagem por Inguias, Casteleiro, Terreiro das Bruxas, Vale da Senhora da Póvoa, Meimoa, Benquerença, Escarigo e aqui em vez de seguir pelo Monte do Bispo, cortamos em direcção à Capinha, tendo depois passado pela estrada das Ferrarias, Monte do Bispo, Cabeço da Lameira, Quinta dos Termos, Carvalhal Formoso, Belmonte Gare, seguindo depois o Sr. António para Belmonte e cada um de nós para os nossos destinos, Malpique e Caria. É de referir que levei equipamento a contar com alguma fresquidão, que agradeci mais pela manhã, mas com o aquecer era perfeitamente dispensável. Nota muito positiva, foi o Bom Humor que caracterizou este passeio, o que contribuiu ainda mais para a excelência desta manhã. Deixo a reportagem fotográfica deste passeio:

Fotografia com muito nível tirada na rotunda do Salgueiro (Três Povos), onde construiram recentemente um monumento de homenagem ao emigrante. É de realçar que foi a primeira vez que um "fotógrafo de ocasião" nos tirou fotografias com muita qualidade. É que desta vez foi uma menina e demonstrou muita sensibilidade para mexer na máquina.



Agora numa perspectiva mais próxima.



Aqui com um grupo de BTT(s) junto a uma fonte na Capinha.



Mais uma...



E ainda outra...



E agora o Moisés a apanhar ......... água.



Mais uma boa fotografia, desta vez tirada por um dos BTT(s).



Mais uma, no mesmo local.