Viver é como andar de bicicleta. É preciso estar em constante movimento para manter o equilíbrio.

Albert Einstein

domingo, 30 de maio de 2010

A mítica Casal da Serra no feriado da Quinta-feira, dia 3 de Junho


Ver mapa maior









Por estradas desconhecidas

Hoje, eu e José Armando, realizámos a volta já programada, com saída de Caria, onde tomámos o cafezinho da manhã, passagem pela Capinha, pela ilha das cerejas, o Alcaide, Vale de Prazeres, Orca, Penamacor, Meimoa, Vale da Senhora da Póvoa, Terreiro das Bruxas, Casteleiro, Carvalhal Formoso, Belmonte Gare, onde José Armando tinha o duche à espera e para mim o percurso até Caria.
Foi uma manhã magnífica para o ciclismo, com estradas novas para o José Armando e também alguns troços para mim, nomeadamente entre Vale de Prazeres e o cruzamento das termas da Touca e depois entre a Orca e o cruzamento da Aldeia de Santa Margarida. Aproveitámos a paragem no bar do posto de abastecimento de combustível entre Pedrogão de São Pedro e Penamacor, para fazer um telefonema ao nosso amigo Vítor, que foi fazer uma visita ao mais novo elemento da famìlia, o netinho Diogo e por conseguinte não pôde participar nesta volta. Depois de Penamacor, verifico que o pneu trazeiro da minha bicicleta estava em baixo, tendo que ser substituída a câmara de ar. É o que faz utilizar material remendado, pelo que foi a última vez, não vale a pena. Esta paragem cortou bastante o andamento, pois os músculos das pernas ressentiram-se.
É de notar que já fizemos parte da Nacional 18-3, desde o cruzamento das Quintas do Espinhal até ao cruzamento para Carvalhal Formoso em piso novo.
Paragem no chafariz junto ao cruzamento para Vale de Prazeres


No Vale da Senhora da Póvoa

segunda-feira, 24 de maio de 2010

Confusão no velório

Eram dois pescadores gémeos.
Um casado e o outro solteiro.
O solteiro tinha uma lancha de pesca já velha.
Um dia, a mulher do casado morre.
E como uma desgraça nunca vem só, a lancha do irmão solteiro afunda-se
no mesmo dia.
Uma senhora, dessas velhotas curiosas e alcoviteiras, soube da morte
da mulher e resolve dar os pêsames ao viúvo, mas confunde os irmãos e
acaba por se dirigir ao irmão que perdeu a lancha.
- Eu só soube agora. Que perda enorme. Deve ser terrível para si.
O solteiro, sem entender bem, explicou:
- Pois é. Eu estou arrasado. Mas é preciso ser forte e enfrentar a
realidade. De qualquer modo, ela já estava muito velha. Tinha a parte
de trás toda rebentada, deitava um cheiro horrível a peixe e vazava
água como nunca vi. Tinha uma grande racha na frente e um buraco atrás
que, cada vez que eu a usava, ficava maior. Mas eu acho que o que ela
não aguentou, foi mesmo eu empresta-la a quatro amigos que se
divertiam com ela. Eu sempre lhes disse para eles irem com calma, mas
desta vez foram os quatro juntos e isso foi demais para ela...Foi
Fatal.

A velhinha desmaiou.

domingo, 23 de maio de 2010

Volta de Vale de Estrela

Hoje, eu e Vítor, realizámos uma volta muito agradável, passando por Senhora do Carmo, Verdelhos, onde tomámos o café da manhã, Vale de Amoreira, Valhelhas, Vale de Estrela, Santa Cruz, Gaia, Belmonte e Caria. Como ainda era cedo resolvi fazer mais alguns quilómetros, passando por Monte do Bispo, estrada das Ferrarias e virando para Caria, totalizando cerca de 100 Km. Esteve uma manhã com uma esplêndida temperatura para a prática do ciclismo. Ficam algumas fotos em que se pode ver a Barragem do Caldeirão, Fernão Joanes e paisagem circundante:







E agora dois marmanjos a estragarem a paisagem.

domingo, 16 de maio de 2010

Viagem a Fátima foi espectacular

Para descrever adequadamente o Passeio/peregrinação a Fátima seriam necessárias muitas palavras, mas eu defino-o apenas como espectacular e por duas razões: convívio/camaradagem e paisagens magníficas.
Como uma imagem fala por mil palavras, ficam as fotos registadas nestes dois dias.


sexta-feira, 14 de maio de 2010

Blasfémias

E-mail recebido de um amigo

Os burros, o mercado de acções e a crise

Os burros, o mercado de acções e a crise


Cá vai uma lição de Economia que exemplifica muito bem o que se passa no mercado financeiro.

Certo dia, numa pequena e distante vila, apareceu um homem a anunciar que compraria burros a 5 euros cada. Como havia muitos burros na região, todos os habitantes da pequena vila começaram a caça ao burro.
O homem acabou por comprar centenas e centenas de burros a 5 euros.
Quando os habitantes diminuiram o esforço na caça, o homem passou a oferecer 10 euros por cada burro.
Toda a gente foi novamente à caça, mas os burros começaram a escassear e a caça foi diminuindo. É então que o homem aumenta a oferta para 25 euros por burro, mas a quantidade de burros ficou tão reduzida que já não compensava o esforço de ir à caça. O homem anunciou então que compraria os burros a 50 euros. Mas que teria que se ausentar por uns dias e deixaria o seu assistente responsável pela compra dos burros.
É então que, na ausência do homem, o assistente faz esta proposta aos habitantes da pequena vila:
- Sabeis dos burros que o meu patrão vos comprou? E se eu vos vendesse esses burros a 35 euros cada? E assim que o meu patrão voltar, vós podereis vender-lhos pelos 50 euros que ele oferece e ganhais uma pipa de massa!!! Que acham?
Toda a gente concordou. Reuniram todas as economias e compraram as centenas de burros ao assistente por 35 euros cada um.
Os dias passaram e eles nunca mais viram o homem nem o seu assistente, somente burros por todo o lado!
Entendem agora como funciona o mercado de acções e porque apareceu a crise?

E-mail recebido de um amigo

segunda-feira, 10 de maio de 2010

II Passeio/Peregrinação - Belmonte - Santuário de Fátima 2010

Dias 15 e 16 de Maio, iremos realizar o passeio/peregrinação a Fátima, com a participação de cerca de vinte cicloturistas.
Serão certamente dois dias de salutar convívio, passeio e de cumprimento de possíveis promessas religiosas por parte de alguns companheiros.
Aproveito para lançar o repto aos mais afoitos, de ainda este ano efectuarmos o percurso em apenas um dia, aproveitando este trajecto ou outro em que se percorram menos quilómetros. Eu estou decidido e capaz de o fazer sozinho, mas evidente que gostaria de ter companhia, seria concerteza diferente e mais fácil. Fico à espera e relembro que  nestas coisas é necessário alguém tomar a iniciativa, depois acontecem.
O percurso para dia 15 e 16 é o  assinalado no mapa:


Ver mapa maior

domingo, 2 de maio de 2010

Volta da Mata da Rainha

Hoje pelas 7 horas e 30 minutos, eu Vítor e José Armando demos início à denominada volta da Mata da Rainha. Tomámos o cafezinho matinal no Mira Serra, em Caria, e lá partimos nós para mais uma aventura velocipédica, rumo a Capinha, Enxames, Mata da Rainha, onde tomámos o habitual café, partindo novamente rumo a Aldeia de Santa Margarida, Penamacor, Meimoa, Vale da Senhora da Póvoa, com paragem para reabastecimento de água, ocorrendo uma pequena batalha de "cantis seringadores", entre o Vítor e o José Armando ... bem, só visto. Continuámos viagem, rumo ao Terreiro das Bruxas, Casteleiro e a próxima paragem foi efectuada nas Inguias, onde bebemos um refrescante "cai bem", no Café do Bernardo. Daqui até ao destino de cada um de nós, foi um saltinho. 
Nota menos positiva para o vento que nos travou, e bem, o andamento, a partir da Aldeia de Santa Margarida e praticamente durante o resto do percurso.
Foi mais uma magnífica manhã de ciclismo, com cerca de 110 Km percorridos.
Ficam algumas fotos:
Paragem no Café Rôlo, na Mata da Rainha. José Armando "desconversa" com o Vítor.


Vítor reage, pedindo calma e "respeitinho" a José Armando.


Eu informo o proprietário do Café que deverá ser tolerante com a "maluqueira" dos meus colegas e que veja o que eu "sofro" para aturar esta gente. 


A equipa da Liberty Seguros vai ser reactivada. Estamos a ver na foto o primeiro ciclista da equipa, já contratado.


Vítor pronto para "atacar" os próximos quilómetros, agarrando as "rédeas" da montada, agora já com mais uma dose de cafeína.


Vale da Senhora da Póvoa. Tenho a impressão que, pela pose do Vítor, alguns cantis não transportam só água ou Isostar, é capaz de haver ali mais alguma coisinha.