Viver é como andar de bicicleta. É preciso estar em constante movimento para manter o equilíbrio.

Albert Einstein

segunda-feira, 30 de maio de 2011

Volta para Domingo, 5 de Junho


Caria, Belmonte, Valhelhas, Famalicão, Fernão Joanes, Corujeira, Barragem do Caldeirão, Mizarela, Aldeia Viçosa, Porto da Carne, Guarda, Belmonte, Caria - 100 Km
Ponto de encontro - 7 horas e 45 minutos na Rotunda dos Descobrimentos, Belmonte.

domingo, 29 de maio de 2011

Estivemos quase lá

As perspectivas meteorológicas não eram as melhores, pois no alto da Serra da Estrela era possível observar uma camada nebulosa formada por Cumulonimbus, que perspectivavam más condições para a concretização do nosso objectivo. Mesmo assim eu, José Armando, Sérgio  e Ricardo, lá fomos com destino ao ponto mais alto de Portugal Continental. Em Manteigas tivemos a companhia de Carlos Pires, que apesar de estar lesionado, já começou a dar umas pequenas voltas na sua BTT e fez questão de pagar o cafezinho da praxe, no bar dos Bombeiros Voluntários de Manteigas e acompanhou-nos até ao Viveiro das Trutas. A partir daqui começou a subida com o céu bastante nublado, tendo chegado à Nave de Santo António e constatado que as condições para subir à Torre eram demasiado adversas, pelo que decidimos descer rumo à Covilhã. Depois seguimos pela Vila do Carvalho, Teixoso, Orjais, Belmonte e finalmente Caria, aqui com a companhia de José Armando, que decidiu fazer mais uns quilómetros e acompanhar-me até a casa.
Ficam algumas fotos desta manhã:
Na Rotunda dos Descobrimentos, eu mais Sr. Hermínio, que preferiu dar uma voltinha mais curta.

Sérgio, Ricardo e eu, na subida de Vale Formoso.

José Armando, a mais recente aquisição da Astana, em primeiro plano.



Duas fotos já próximos de Manteigas.
No bar dos Bombeiros Voluntários de Manteigas, com a companhia de Carlos Pires.




Quatro fotos obtidas em Manteigas.

Eu mais Carlos Pires à saída de Manteigas.


Duas fotos tiradas junto à fonte Paulo Martins.


Fotos tiradas junto à Nave de Santo António, em que são bem visíveis as condições meteorológicas adversas.

Início da descida para a Covilhã.

Paragem na Covilhã.
Junto a Orjais, depois de beber um refrescante "cai-bem", a caminho de casa, com  meio objectivo cumprido.
Fica para a próxima.

quarta-feira, 25 de maio de 2011

Domingo, 29 de Maio, vamos à Torre

Caria, Belmonte, Valhelhas, Manteigas, Torre, Covilhã, Caria - 92,4 Km
Local de encontro - Rotunda dos Descobrimentos, Belmonte, às 7 horas e 45 minutos.

BH Ultralight

4,800Kg - A BH afirma que é a bicicleta de série mais leve do mercado.

segunda-feira, 23 de maio de 2011

Homenagem a Xavi Tondo

Pedalámos pelas magníficas terras do Côa

Tal como programado, realizámos ontem a 5ª Volta Cicloturistica ao Concelho do Sabugal. Foi um excelente percurso o escolhido pela organização, com paisagens magníficas. Um único reparo, prende-se com a ausência de controle da velocidade dos participantes, o que proporciona a constituição de múltiplos grupos, pelo que da nossa parte parecia mais o passeio da Secção de Cicloturismo da Casa do Benfica de Belmonte ao Concelho do Sabugal. Tirando este "pormenor", o passeio foi muito positivo e deixou-nos vontade de no próximo ano estarmos novamente presentes.
Ficam agora as fotos deste passeio em Slide Show:

quinta-feira, 19 de maio de 2011

MONOVOLUME CHINÊS


[]
MONOVOLUME  CHINÊS  QUE  VAI  SER EXPORTADO  PARA  OS  PAÍSES  A  QUEM  A  CHINA  COMPROU  DIVIDA PÚBLICA 

quarta-feira, 18 de maio de 2011

Domingo, 22 de Maio

Domingo, dia 22 de Maio, participaremos na 5ª Volta de Cicloturismo ao Concelho do Sabugal. 
O local de encontro será o entroncamento da Estrada Nacional 18-3 com a Estrada Municipal que liga ao Carvalhal Formoso,  pelas 7 horas e 30 minutos.

b8e9697070f8cfe019b3eed88e374d35.jpg

domingo, 8 de maio de 2011

Mais uma vez a volta da Gardunha

Hoje as condições meteorológicas não permitiram concretizar a subida à Torre, pelo que este objectivo fica adiado para uma próxima oportunidade. Assim pela 8 horas, eu, José Armando, Milagre, Rogério e o jovem Hugo, partimos em direcção ao Fundão, onde tomámos o cafezinho da manhã, pago pelo amigo Rogério, que hoje está de parabéns, pois completa 49 Primaveras. Que faça muitos mais e que estejamos cá para comemorar, são os nossos votos.
Do Fundão subimos a Gardunha, descemos pelo Alcaide em direcção à Capinha, passámos em Caria e como ainda era cedo, acompanhei os meus companheiros até ao cruzamento de Belmonte Gare. Daqui segui com José Armando em direcção às Inguias, tendo seguido para Caria pela Estrada Nacional  18-3. Foram cerca de 103 Km de boas pedaladas, concretizando-se mais  excelente manhã de ciclismo.
Ficam as fotos desta manhã:

quinta-feira, 5 de maio de 2011

Números e recordes do Giro


Os italianos Alfredo Binda e Fausto Coppi e o belga Eddy Merckx são os corredores com mais triunfos no Giro. Todos ganharam por 5 vezes.
- Eddy Merckx mantém o recorde de dias com a camisola rosa, símbolo de líder da prova italiana. Merckx andou um total de 76 dias na condição de comandante do Giro.
- Alfredo Binda conseguiu ainda mais duas proezas que dificilmente serão alguma vez igualadas. Em 1927, o italiano venceu 12 etapas dessa edição da Volta à Itália. Apenas 2 anos depois Binda conseguiu outra marca para a história: 8 vitórias consecutivas em etapas da edição de 1929.
- Fausto Coppi foi o corredor mais jovem a vencer o Giro. Quando ganhou a prova em 1940, Coppi tinha 20 anos, 8 meses e 25 dias.
- Por oposição a Coppi, o ciclista mais velho a ganhar o Giro foi o italino Fiorenzo Magni. Quando ganhou, em 1955, Magni tinha 35 anos.
- Felice Gimondi permanece nos registos do Giro como o ciclista que mais vezes foi ao pódio final. Somou 3 vitórias; foi 2 vezes 2.º classificado e ficou 4 vezes na 3.ª posição.
- Dois anos antes, Magni também venceu o Giro. Esse triunfo ficou nas história por ser aquele com menor vantagem relativamente ao segundo classificado: apenas 11 segundos sobre Ezio Cecchi.
- Em 1928 o número de ciclistas que iniciaram a prova atingiu os 298. O máximo alguma vez atingido. O número mínimo de participantes verificou-se em 1912. Apenas 58 ciclistas.
- Mario Cipollini mantém o recorde de mais vitórias de etapas no Giro. O antigo sprinter ganhou 42 etapas da Volta à Itália.
- Em 1954 a prova registou a maior fuga (com sucesso) de sempre. Na etapa Bari-Nápoles, os ciclistas Van Steenbergen (vencedor), Gismondi e Woorting escaparam ao pelotão durante 239 quilómetros.
- O italiano Wladimiro Panizza detém o recorde de participações no Giro. Esteve em 18 edições, tendo terminado 16.
- A etapa mais longa (430 km) disputou-se em 1914 entre Lucca e Roma e foi ganha por Costante Girardengo.
- A edição mais longa do Giro foi disputada em 1954. Os ciclistas enfrentaram 4.337 quilómetros. A mais curta Volta à Itália da história foi disputada em 1909. "Apenas" 2.245 quilómetros de extensão.

segunda-feira, 2 de maio de 2011

Domingo, 8 de Maio, vamos à Torre

Caria, Belmonte, Valhelhas, Manteigas, Torre, Covilhã, Caria - 92,4 Km
Local de encontro - Rotunda dos Descobrimentos, Belmonte, às 8 horas.

Ver mapa maior

domingo, 1 de maio de 2011

Volta adiada, passou a volta remodelada

A manhã cinzenta, com que hoje se vestiu o dia, levou ao cancelamento da volta programada, mas por volta das 9 horas, como não chovia, lá me fiz à estrada. Fui ao encontro de José Armando e depois do amigo Carlos Pires. Decidimos seguir em direcção à Covilhã, talvez Fundão, ou seja, uma volta ao sabor das circunstâncias. Depois de termos passado a rotunda da "britadeira" encontrámos o grupo constituído pelos amigos Cavaca, Palmeirão, Fernando Caetano e Simões, decidindo fazer inversão de marcha e acompanhá-los. Mais à frente juntou-se a nós o  amigo Kevin. 
Passámos por Gonçalo, Seixo Amarelo, Valhelhas, Orjais, Senhora do Carmo, onde nos despedimos dos nossos anfitriões, seguindo para Caria, onde tomámos um cafezinho no Mira Serra. Decidi, ainda, acompanhar os meus companheiros até ao cruzamento do Carvalhal Formoso, regressando a casa, pois o duche quentinho e  o almoço estavam à minha espera.
Ficam  as  fotos desta magnífica manhã, com excelentes companheiros, mais uma vez tiradas por aquele que nunca aparece, o amigo que podem ver na foto:
 José Armando

Carlos Pires em primeiro plano.

Na companhia dos nossos anfitriões.

Na zona do Colmeal da Torre.

Kevin em primeiro plano, em Gonçalo.

Os dois pesos pesados do pelotão: eu e Simões.

Palmeirão e Fernando Caetano em grande estilo.

O amigo Cavaca, junto a Gonçalo.


Um furo na roda dianteira da bicicleta do amigo Cavaca, obrigou-nos a uma paragem depois de Orjais.


Na subida para a Senhora do Carmo.

 Já na Senhora do Carmo, Cavaca em primeiro plano e atrás eu e Simões.

Na Senhora do Carmo, era tempo de despedidas e da separação do grupo.

Eu, Carlos e Palmeirão na recta de Lamaçais.

Volta adiada devido à chuva