Viver é como andar de bicicleta. É preciso estar em constante movimento para manter o equilíbrio.

Albert Einstein

quinta-feira, 24 de março de 2011

O PIQUENIQUE DA MINISTRA

A Ministra da Educação foi convidada para participar num piquenique em sua honra, oferecido pelos alunos que passaram o 9º ano.  
Quando chegou ao local, estranhou ver um monte enorme de sacos cheios de um pó branco.  
Dirigiu-se ao rapaz que estava a preparar o churrasco e perguntou:
- O que é que está dentro daqueles sacos?
- É cal, senhora ministra.
- Cal?   Mas para quê?  
- Eu também não percebi, senhora ministra mas as ordens que recebi foi de comprar 102 sacos de cal!
Intrigada, a Ministra dirigiu-se ao responsável pelo piquenique (um antigo seu aluno que conseguiu evoluir tirando uma especialização no Programa das Novas Oportunidades) e perguntou-lhe o que é que pretendia fazer com tanta cal.  
Esse seu antigo aluno, espantadíssimo, comentou que não tinha encomendado cal nenhuma.  
Foram os dois ter com o rapaz que fizera as compras para esclarecerem o assunto.
- Olha lá, quem é que te mandou comprar estes sacos de cal?  
- Foste tu, pá! Agora não te lembras? Ainda tenho aqui o papel que escreveste.
E exibiu a lista enorme de compras que lhe tinha sido dada.  
O antigo aluno mirou, tornou a mirar e disse:
- Eh pá... mas tu és mesmo burro!  Não vês que me esqueci de pôr a cedilha?  O que eu queria dizer era Çal!  E não era 102 sacos mas sim 1 ó 2!

terça-feira, 22 de março de 2011

Volta provável para Domingo, 27 de Março

Caria, Belmonte, Valhelhas, Manteigas, Estalagem de São Lourenço, Vale do Rossim, Penhas Douradas, Manteigas, Valhelhas, Belmonte, Caria - 111 Km


Ver mapa maior

domingo, 20 de março de 2011

Andámos por maus caminhos

Hoje a volta planeada contou com condições climatéricas excelentes para a prática do ciclismo. Assim pelas 8 horas, eu, Vítor e Fernando pedalámos em direcção à Senhora do Carmo, para nos juntarmos com o Prata, José Armando e Carlos Pires. Neste local de encontro já se encontrava o jovem Ricardo, que também participou nesta volta. Já próximos da Covilhã, cruzamo-nos com Lídio e mais dois companheiros que inverteram o sentido de marcha e acompanharam-nos até ao Fundão (Lídio continuou connosco). Aqui, como já vem sendo habitual, tomámos café na Pastelaria Flor do Fundão e continuámos o nosso percurso. De assinalar que a estrada que liga Vale de Prazeres à Póvoa da Palhaça, está em mau estado de conservação, pelo que é um percurso a não repetir. Talvez por este facto, já depois de termos ultrapassado esta zona, o pneu da roda traseira da bicicleta de José Armando rebentou, tendo terminado aqui o seu passeio e tendo que recorrer à "assistência em viagem" familiar. A Partir daqui a volta desenrolou-se sem contratempos e a bom ritmo, pois o almoço e compromissos familiares tinham hora marcada.
Fica o Slide Show deste Passeio:


domingo, 13 de março de 2011

Benfica de Belmonte no XXIII Passeio de Cicloturismo das Amendoeiras em Flor

Hoje, uma delegação de luxo da Secção de Cicloturismo da Casa do Benfica de Belmonte, formada por Sérgio, José Armando e Carlos Pires, participou no  XXIII Passeio de Cicloturismo das Amendoeiras em Flor, levando a Vila Nova de Foz Côa, as cores da nossa colectividade e do nosso concelho.
Ficam algumas fotos deste evento, gentilmente enviadas pelo companheiro José Armando.

Estou a pensar em mudar o nome deste Blog, de Ases dos Pedais para Ases das Barbatanas

As perspectivas metereológicas não eram muito animadoras, mas mesmo assim eu, Vítor, Fernando e Prata, depois de tomarmos um cafezinho no Piela's, lá nos fizemos à estrada, alterando a volta inicialmente prevista, de forma a evitar a chuva que já se vislumbrava para as bandas da Capinha. 
Seguimos pela Quinta dos Termos, Inguias, Maçainhas, daqui, por sugestão do Prata, Benespera, Vela, onde tomámos mais um café para aquecer o corpinho e estimular a pedalada com mais uma dose de cafeína. O percurso desde a zona da Quinta dos Termos até ao Ginjal, foi acompanhado de alguma chuva, que variava a sua intensidade, mas nunca sendo muito forte. 
A partir do Ginjal até Caria, a intensidade da chuva aumentou significativamente, dando a sensação que as bicicletas eram conduzidas por "homens rãs". Como a chuva e as molhas se vêm a tornar habituais, estou a pensar em mudar o nome deste Blog, de Ases dos Pedais para Ases das Barbatanas.
Como hoje não tivemos a presença do nosso fotobici, José Armando, ficam apenas três fotografias tiradas no interior do Piela's, em Caria.
E é caso para dizer:
- Continuação de boas molhas.


terça-feira, 8 de março de 2011

Volta de Carnaval a ritmo elevado

Hoje, dia de Carnaval, realizámos 103 Km a um ritmo bastante elevado para esta época do ano. No cruzamento de Belmonte Gare juntei-me com José Armando e fomos ao encontro de Carlos Pires, que se juntou a nós próximo de Vale Formoso. Fizemos a subida para Vale de Estrela, passámos pelo Barracão, Sabugal, Belmonte Gare, onde aproveitámos para beber um Cai Bem, tendo seguido cada um para o seu destino. A chuva fez a sua aparição depois do Sabugal, felizmente com fraca intensidade, não causando grande transtorno.
Ficam algumas fotos deste passeio:
Encontro com José Armando, no cruzamento para Belmonte Gare.

Na variante a Belmonte.

Eu, mais Carlos Pires na subida para Vale de Estrela.

Paragem para tomar café em Santana da Azinha.


Um cafezinho retemperador, sabe sempre bem.

domingo, 6 de março de 2011

Broken Bicycles - Tom Waits

Afinal o São Pedro é nosso amigo

Hoje o dia amanheceu cinzento, mas a chuva não apareceu, proporcionando uma magnífica manhã de  ciclismo. O São Pedro foi nosso amigo, lá se lembrou que para pedalar é bom sem chuva. Obrigado!
Assim, eu, Fernando, Vítor  (que se deixou dormir e apareceu um pouco mais tarde), José Armando e Carlos Pires, realizámos a volta previamente definida. A partir do Fundão tivemos a companhia de Palmeirão, David e Carlos de Orjais. 
Foram 101 Km de bom ciclismo e excelente camaradagem. Ficam as habituais fotos em Slide Show:

  

sábado, 5 de março de 2011

Cortometraje Cycling Transporter - Civitas Imagium

Jose Gonzalez - Cycling Trivialities

Primeiro Passeio Transfronteiriço, com data a definir

O anunciado Passeio Transfronteiriço, marcado para o dia 17 de Abril, fica adiado para a data a determinar. A coincidência com o Passeio Cicloturístico do Concelho de Belmonte, levou a que dirigentes do Centro Desportivo e Recreativo de Belmonte (CDR), organizadora do referido passeio, solicitassem esta alteração. A coincidência destas duas actividades impediria a participação de companheiros nestes dois eventos, pelo que se optou pela suspensão do Passeio Transfronteiriço.  
Logo que seja encontrada uma data alternativa, a mesma será divulgada.

Volta para Domingo, 6 de Março

Caria, Belmonte, Orjais, Fundão, Alcaide, Três Povos, Monte do Bispo, Caria - 82,4 Km
Local de encontro: Rotunda dos Descobrimentos, em Belmonte, às 8 horas e 15 minutos.


Ver mapa maior