Viver é como andar de bicicleta. É preciso estar em constante movimento para manter o equilíbrio.

Albert Einstein

terça-feira, 25 de junho de 2013

Universidade do Minho produz bicicleta elétrica

Um investigador da Universidade do Minho acaba de desenvolver uma solução tecnológica capaz de transformar uma bicicleta tradicional numa bicicleta elétrica.

Universidade do Minho produz bicicleta elétrica

Rui Araújo, investigador da Universidade do Minho acaba de desenvolver um kit tecnológico capaz de transformar uma bicicleta tradicional numa bicicleta elétrica. O projeto inovador será apresentado esta quarta-feira, dia 26, pelas 15h20, no campus de Azurém, Guimarães, no II Simpósio do Grupo de Eletrónica de Potência e Energia.
A BeUM - Bicicleta elétrica da UMinho poderá facilmente ser integrada no circuito comercial, especialmente em cidades onde o relevo é menos apelativo a deslocações de bicicleta, "alargando assim o universo de potenciais utilizadores deste meio de transporte ecológico", explica o mestrando Rui Araújo. Pretende-se com esta inovação o integral cumprimento da legislação portuguesa referente a bicicletas elétricas, algo que na maioria dos casos não acontece com as já existentes no mercado.
A bicicleta utiliza como meio de propulsão auxiliar um motor BLDC (Brushless Direct Current), aplicado na roda traseira. Este motor auxilia o utilizador com três modos de ajuda na tração, diminuindo assim a força muscular exercida e, consequentemente, o cansaço. A bateria de iões de lítio, integrada no quadro, assegura uma autonomia máxima de 60 quilómetros, dependendo do modo de ajuda, da topografia do terreno e do utilizador. "Foram criados o sistema eletrónico de controlo do motor, os circuitos de comando e a plataforma de carregamento de baterias da bicicleta elétrica. Toda a eletrónica necessária foi desenvolvida utilizando tecnologias próprias", adianta Rui Araújo. A inovação foi elaborada no âmbito da tese do mestrado integrado em Engenharia Eletrónica Industrial e Computadores, sob a orientação do professor João Luiz Afonso.

Expresso Economia, Terça feira, 25 de junho de 2013

Sem comentários:

Enviar um comentário