Viver é como andar de bicicleta. É preciso estar em constante movimento para manter o equilíbrio.

Albert Einstein

quinta-feira, 5 de maio de 2011

Números e recordes do Giro


Os italianos Alfredo Binda e Fausto Coppi e o belga Eddy Merckx são os corredores com mais triunfos no Giro. Todos ganharam por 5 vezes.
- Eddy Merckx mantém o recorde de dias com a camisola rosa, símbolo de líder da prova italiana. Merckx andou um total de 76 dias na condição de comandante do Giro.
- Alfredo Binda conseguiu ainda mais duas proezas que dificilmente serão alguma vez igualadas. Em 1927, o italiano venceu 12 etapas dessa edição da Volta à Itália. Apenas 2 anos depois Binda conseguiu outra marca para a história: 8 vitórias consecutivas em etapas da edição de 1929.
- Fausto Coppi foi o corredor mais jovem a vencer o Giro. Quando ganhou a prova em 1940, Coppi tinha 20 anos, 8 meses e 25 dias.
- Por oposição a Coppi, o ciclista mais velho a ganhar o Giro foi o italino Fiorenzo Magni. Quando ganhou, em 1955, Magni tinha 35 anos.
- Felice Gimondi permanece nos registos do Giro como o ciclista que mais vezes foi ao pódio final. Somou 3 vitórias; foi 2 vezes 2.º classificado e ficou 4 vezes na 3.ª posição.
- Dois anos antes, Magni também venceu o Giro. Esse triunfo ficou nas história por ser aquele com menor vantagem relativamente ao segundo classificado: apenas 11 segundos sobre Ezio Cecchi.
- Em 1928 o número de ciclistas que iniciaram a prova atingiu os 298. O máximo alguma vez atingido. O número mínimo de participantes verificou-se em 1912. Apenas 58 ciclistas.
- Mario Cipollini mantém o recorde de mais vitórias de etapas no Giro. O antigo sprinter ganhou 42 etapas da Volta à Itália.
- Em 1954 a prova registou a maior fuga (com sucesso) de sempre. Na etapa Bari-Nápoles, os ciclistas Van Steenbergen (vencedor), Gismondi e Woorting escaparam ao pelotão durante 239 quilómetros.
- O italiano Wladimiro Panizza detém o recorde de participações no Giro. Esteve em 18 edições, tendo terminado 16.
- A etapa mais longa (430 km) disputou-se em 1914 entre Lucca e Roma e foi ganha por Costante Girardengo.
- A edição mais longa do Giro foi disputada em 1954. Os ciclistas enfrentaram 4.337 quilómetros. A mais curta Volta à Itália da história foi disputada em 1909. "Apenas" 2.245 quilómetros de extensão.

Sem comentários:

Enviar um comentário