Viver é como andar de bicicleta. É preciso estar em constante movimento para manter o equilíbrio.

Albert Einstein

domingo, 14 de fevereiro de 2010

As mais-valias de uma planificação adequada - parte 1

Passados já alguns meses após a quadra natalícia, muitos foram aqueles que não conseguiram resistir às tentações gastronómicas da época, deixando que isso se traduza em mais alguns quilitos em cima da balança. De consciência pesada, e já com um "pneuzito" a intimidar no frente-a-frente com o espelho, a decisão é muitas vezes solene: fazer da bicicleta a mais fiel aliada.
Todavia, se a iniciativa é sempre louvável, o certo é que antes dar azo ao sonho é imperativo "colocar os pés no chão" e traçar um plano de preparação que se adeque às características físicas e metas traçadas pelo amante do pedal. O planeamento a longo prazo deverá ter em linha de conta uma série de factores, tais como: o actual momento de forma, o objectivo do treino, o tempo disponível, entre outros. Percebendo cada a um destes pontos, será mais fácil estipular o tipo de treinos a realizar.

A TIPOLOGIA DOS TREINOS
A primeira coisa a fazer e a definição de um plano de treino que se coadune com as suas possibilidades, tendo sempre em linha de conta que o mesmo não deve imiscuir-se com diversos factores como a vida social, familiar e laboral. Depois há que tentar retirar o melhor rendimento do tempo que tem disponível. Se por exemplo dispõe diariamente de 90 minutos para a prática velocipédica, não interessa se realiza urn treino de 30, 40 ou 50 quilómetros, o seu desempenho não será nem melhor nem pior, consoante a distância percorrida, mas sim de acordo com a qualidade do treino efectuado, assim como os benefícios físicos e psíquicos retirados do mesmo.
De há alguns anos a esta parte, também o trabalho nos rolos começou a ficar mais em voga e hoje estes ocupam já um papel primordial na preparação física de qualquer ciclista/ciclodesportista que queira viver momentos de júbilo em cima do selim. O certo é que uma sessão de rolos, por exemplo com uma duração média de uma hora, se for bem-feita e executada com uma boa cadência e com uma intensidade adequada, poderá trazer inúmeros benefícios ao nível do que será a sua performance no futuro. Na realidade, não nos podemos esquecer que, regra geral, todo trabalho realizado numa sessão de rolos e devidamente maximizado em virtude de não existirem paragens ou quebras de ritmo associadas a semáforos, decidas em que seja necessário parar de pedalar, ou paragens para rectificar alguma deficiência técnica da máquina. Em suma, cenários com que os utilizadores da bicicleta se deparam no seu quotidiano. Nos rolos, pelo contrário, é possível rodar a um ritmo constante e manter uma pulsação extremamente regular.
Quando treinamos em função de cadências, pulsações, percentagens de inclinação do terreno, séries, intervalos, recuperações completas, incompletas etc., estamos a incidir em distintos sistemas do nosso organismo. Deste modo, será possível exercitar diferentes qualidades físicas, tais como a resistência, a força, a velocidade e a flexibilidade. Esta última deverá ser uma presença constante no quotidiano do ciclista, pois é essencial para auxiliar numa mais rápida e eficaz recuperação e primordial para evitar lesões. De modo a que sua temporada seja planeada da forma mais adequada, deverá dividi-la em três fases distintas e em cada uma delas deverá aplicar distintos volumes de trabalho (horas e quilómetros), intensidades e caracteristicas físicas: período preparatório, período competitivo e período de transição (estes últimos dois itens no caso de se tratar de urn ciclodesportista ou de um corredor profissional).
Antes de mais, há que preparar uma base. A duração da mesma estará directamente condicionada com o índice de preparação que o indivíduo apresenta. Deste modo, se se tratar de alguém que já leva muitos anos nas lides do pedal e com hábitos regulares de treino, urn período de oito semanas será suficiente para levar a cabo este período preparatório. Se ao invés os hábitos em cima do selim forem recentes ou pouco frequentes, este ciclo deverá estender-se a 12 semanas.
Nesta fase há uma qualidade física que terá urn papel preponderante: a resistência aeróbia, matriz na qual assentam todas as restantes qualidade físicas. Urn treino adequadamente executado durante este período irá permitir-lhe adquirir as condições apropriadas para os treinos mais específicos que se afigurarão numa etapa posterior. Quer isto dizer que por maior que seja a força física que uma pessoa tenha, se não tiver uma base estável de resistência aeróbia isso de nada the servirá. O mesmo é dizer que, por maior que seja a força física que um indivíduo tenha à partida, qualquer entusiasta do pedal que aparente ter um porte mais frágil poderá ultrapassar o primeiro numa subida com uma quilometragem mais extensa, isto se tiver treinado adequadamente a resistência.

Fonte "Ciclismo a fundo"
 

Sem comentários:

Enviar um comentário