Viver é como andar de bicicleta. É preciso estar em constante movimento para manter o equilíbrio.

Albert Einstein

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Novo Shimano 105

O novo grupo Shimano 105 deverá estar disponível nas lojas a partir de Maio. Concebido para os ciclistas amadores que querem ter um bom desempenho desportivo por um preço médio, o Shimano 105 surge nas versões prata e preto, porque a vertente estética é cada vez mais importante. Outra vantagem ao nível da imagem é a passagem interior dos cabos, melhorando o visual na parte frontal do guiador. O novo Shimano 105, identificado com o número 5700, apresenta-se mais leve do que a versão anterior. É mais ligeiro 78 gramas na versão compacta e 28 gramas na versão dupla pedaleira.

A ergonomia foi outra preocupação dos engenheiros da marca japonesa na concepção da versão 2010-2011 do Shimano 105. As manetes, com duplo controlo de comutação, estão feitas para se adaptarem a utilizadores com mãos de diferentes tamanhos, notando-se a utilização de um calço que aumenta o conforto e, consequentemente, o desempenho dos ciclistas com mãos mais pequenas. A qualidade de travagem também está potenciada pelo novo composto empregue nos calços, que, segundo a Shimano, aumenta o desempenho e a segurança, mesmo em dias de muita chuva.

As versões de dupla pedaleira e de pedaleira compacta são as primeiras a chegar ao grande público, em Maio. Estes componentes, tal como os das gamas Dura-Ace e Ultegra, são feitos com recurso à tecnologia HOLLOWTECH II. As pedaleiras duplas estarão disponíveis com as combinações 52-39 e 53-39, as compactas surgem com uma dentagem de 50-34. O Shimano 105 de tripla pedaleira só deverá entrar no mercado em Junho, apresentando-se com uma dentagem 50-39-30.
As cassetes Shimano 105 HYPERGLIDE de dez velocidades estarão disponíveis em quatro combinações de dentagem: 11-28, 11-25, 12-25 e 12-27. A nova corrente tem um design direccional, melhorando a qualidade de comutação e contribuindo para um menor roçar de corrente, o que aumenta a durabilidade do material, ao mesmo tempo que melhora o desempenho do ciclista, pois há uma menor percentagem do esforço que se perde em desgaste mecânico.

O novo Shimano 105 é uma boa opção na relação preço-qualidade-desempenho. Não tendo o mesmo valor que o topo de gama da marca nipónica, não deixa ficar mal o utilizador que não tenha disponibilidade ou possibilidade de custear os materiais mais caros.

Sem comentários:

Enviar um comentário